Praia do Preá

Preá, a praia oficial do kitesurf, fica a cerca 12 km de Jericoacoara, possui ventos fortes de Julho até Dezembro.

Praia do Preá

Praia do Preá ou Vila de Preá é uma vila/Comunidade do estado do Ceará que se localiza no município de Cruz. É uma das praias mais extensas e sem falar nos seus contrastes naturais de terras a serem vistas e inexploradas. Com dunas, formadas pelo clima tropical da região fazendo divisa a APA (área de proteção ambiental) de Jericoacoara, que mesmo se chamando Parque nacional de Jericoacoara, a APA tem 33% de seu território na praia do Preá.
A Comunidade de Preá é formada por famílias descendentes de pescadores e mães rendeiras. Hoje, a economia da comunidade está se vendo com um grande crescimento no Turismo Praticado na região, com suas belas pousadas e hotéis luxuosos.
Se tratando de um povo hospitaleiro típicos do Ceará, muitos que a visitam desejam voltar.

Pescadores do Preá

O vento em Preá é incessante, todos os dias de agosto a janeiro, com uma força de Beaufort 4 +.

Praia do Preá - Kitesurf

Cultura

A marisqueira e o pescador são os símbolos da vila que até hoje guarda os costumes desse povo que raramente é encontrado igual na região. Preá sempre foi uma referencia de cultura com suas festas tradicionais, sua gastronomia e raízes de pescadores. Com festas como a do padroeiro São José e a grande regata de canoas dos pescadores. Também se encontra na praia figuras como a mulher rendeira, se é possível comprar na praia roupas feitas a mão pelas mulheres do PREART, uma associação que viu a importância da cultura e de se vender cultura comercializando suas roupas com pressos raros de se encontrar. A comida, é a melhor de toda a região, sendo também um atrativo turístico, se for a um restaurante e não pedir o peixe frito, realmente sentirá que esqueceu algo na comunidade!


Turismo

A vila de Preá até os anos de 1996 foi uma comunidade que era totalmente direcionada a pesca. Mesmo tendo a irmã Jericoacoara vizinha, não se preocupava com o turismo em sua região. A poucos tempos foi "descoberta" como potencialidade turística e hoje está sendo referencia a sua bela praia com a pedra da sereia com no centro dela o tanque da sereia, linda de se ver e muito procurada hoje pelos turistas internacionais, também é procurada por sua gastronomia espetacular, sendo a melhor sem todas as duvidas da região e a mais barata!
Preá, além de ter o turismo por suas belezas naturais e de seu parque nacional (que é dividida com Jericoacoara), é reconhecida por ter umas das praias mais extensas e com os melhores vento no mundo para a pratica do Kitesurf e Windsurf.
Suas estruturas pouco a pouco vão melhorando e com isso todos os turistas agora dão total respeito a praia, tal como merece. Preá está sendo "descoberta" aos olhos do mundo, com matérias de televisão sendo feitas na praia, Artistas visitando-a e turistas de todo o mundo espalhando que provou o melhor peixe frito feito no mundo, o Peixe frito do Preá.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.